A História do Cifrão

Com o correr dos tempos as moedas passaram a ter uma representação gráfica, geralmente constituída de duas partes: a designação abreviada do padrão monetário, que varia em cada país, e o cifrão, símbolo universal do dinheiro. A propósito, conta a mitologia grega que o lendário Heracles (Hércules), para realizar um de seus doze trabalhos, teria necessidade de transpor uma enorme montanha. Dispondo de pouco tempo para a escalada, resolveu abrir o caminho rachando a montanha, separando-a em duas. De um lado ficou o monte Gibraltar, e, de outro, o Monte Acho. As duas colunas, assim separadas, passaram a denominar-se as "Colunas de Hércules".


Monumento às Colunas
de Hércules, em Gibraltar

Nos anos 700 da era cristã, incursões muçulmanas levaram ao continente europeu a cultura árabe que, mais tarde, se espalhou pelo mundo, com as conquistas europeias, especialmente de portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses.

Táriq, um general árabe, para alcançar a Europa, teria partido da Arábia e passado, sucessivamente, pelo Egito, desertos do Saara e da Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos; cruzando o estreito das Colunas de Hércules e chegado, finalmente, à Espanha. Esse estreito, a partir do século VIII, passou a denominar-se Djebel-el-Táriq e, atualmente, tem o nome de estreito de Gibraltar, palavra que se origina do árabe Djabal. Táriq mandou gravar, em moedas, uma linha sinuosa, em forma de "S", representando o longo e tortuoso caminho percorrido. Cortando essa linha sinuosa mandou colocar, no sentido vertical, duas colunas paralelas, representando as Colunas de Hércules, com o significado de força, poder, perseverança. O símbolo assim gravado nas moedas - $ -, simplificado com uma única haste por questões gráficas, passou a ser reconhecido, mundialmente, ao longo do tempo, como cifrão, representação gráfica do dinheiro.

Outra versão


Moeda colonial espanhola de prata
cunhada em Potosí, em 1768

Não são poucas as versões sobre a origem do símbolo cifrão. A contada acima, presente no site da Casa da Moeda do Brasil, traz o cifrão como uma "invenção" dos primórdios da nossa história. No entanto, uma outra versão traz essa história para tempos mais recentes, para o século XVII.

Nesta versão, em comum, estão as Colunas de Hércules porém, a origem do símbolo teria vindo da Bolívia, a partir da representação do brasão espanhol nas moedas de prata produzidas na cidade de Potosi. As Colunas de Hércules no brasão assumiram a forma de duas barras verticais contornadas por uma faixa em forma de "S" deitado originando, mais tarde, o símbolo cifrão.

A cidade de Potosi, Bolívia (na época, Alto Peru), alcançou seu apogeu durante o século XVII tornando-se a cidade mais rica do mundo devido à exploração de suas minas de prata. Sob domínio espanhol, a Casa Real de la Moneda de Potosi cunhava os reales de prata que traziam, em seu anverso, o brasão espanhol formado por uma coroa sobre dois hemisférios da Terra e tudo entre as Colunas de Hércules. Com o tempo, a coroa e os dois hemisférios foram substituídos por uma flâmula entranhada nas colunas com formato semelhante a um "S" deitado. Daí, para se transformar no S cortado por duas barras horizontais, teria sido um caminho natural.

Símbolos monetários

Alguns países adotam o cifrão na composição de seu símbolo monetário. Principalmente, nos países onde a moeda é chamada dólar ou peso.

símbolo moeda país
R$ real Brasil
Mex$ peso México
$MN peso Cuba
US$ dólar EUA
C$ dólar Canadá
NZ$ dólar Nova Zelândia
A$ dólar Austrália
HK$ dólar Hong Kong

Fontes: Casa da Moeda do Brasil: 290 anos de história, 1694/1894,
Wikipédia; Revista História - Editora Abril; imagens retiradas da Internet
 

dicionário

(1) Cifrão: Do árabe "cifr", que seria em português "cifra". Símbolo universal indicador de moeda, dinheiro. Um S maiúsculo cortado verticalmente por duas barras paralelas.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Moedas Brasileiras / Moedas do Brasil / Moedas Nacionais / MoedasDoBrasil Copyright © 2011-2014 Netfenix
Reportar erros. Clique aqui! 20140117-7

Um completo e interessante compêndio das moedas brasileiras de todas as épocas.

Encontre em nosso catálogo a moeda que você está procurando:
ano/era
valor facial
material

No século 19, usava-se uma escala impressa em papel para medir moedas...

- A Escala de Mionnet
- A História do Cifrão
- Reformas Monetárias
- Cara ou Coroa?


A história da moeda no Brasil contada pelo Banco do Brasil, a história do dinheiro no Brasil contada pelo Banco Central do Brasil e a história das moedas brasileiras contadas por nós.

- Níveis de conservação
- Conservação das moedas
- Coroa Alta e Coroa Baixa
- Graus de Raridade
- Siglas de Gravadores
- Anversos e Reversos
- Ensaios e Provas
- Eixos e Reversos
- Legendas e Inscrições
- Materiais e Metais
- Moedas de Cobre
- Descobrimento do Brasil
- Colonização do Brasil
- D. Pedro II do Brasil
- e ainda mais...