BC lança moeda comemorativa dos 25 anos do Plano Real
Banco Central do Brasil

BC lança moeda comemorativa dos 25 anos do Plano Real Em 28/08/2019, o Banco Central inaugurou a exposição “Estabilidade Real”, que celebra os 25 anos do lançamento do Real. Na ocasião, foi lançada moeda comemorativa sobre o tema.

A comemoração dos 25 anos do Real é a celebração da estabilidade econômica do país e de um padrão monetário que se tornou símbolo dessa estabilidade. Com o controle da inflação, o Real se firmou como uma moeda sólida e confiável. Mudanças frequentes no padrão monetário, com as quais a sociedade brasileira precisava conviver, ficaram para trás. O Real inaugurou uma era de previsibilidade.

A emissão comemorativa foi uma moeda de circulação comum de 1 Real. A peça apresenta, no anverso, o beija-flor alimentando seus filhotes no ninho, em alusão à gravura da cédula de 1 Real lançada em 1994. O reverso é o de uma moeda padrão de 1 Real da segunda família.

Serão cunhadas 25 milhões de moedas, que entrarão em circulação por intermédio da rede bancária. A produção da moeda comemorativa está incluída no contrato de fornecimento anual de moedas de 2019.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

O vintém de ouro
Eduardo Rezende

A província de Minas Gerais produziu um problema tão grave de troco, no início da segunda década do século XIX, que afetou diretamente os interesses da metrópole e exigiu medidas drásticas para evitar grandes perdas ao cofre português.
O ouro de aluvião começava a causar dificuldades no momento da comercialização de frações menores, cuja falta de troco, beneficiava os faisqueiros com prejuízo ao Reino.

O vintém de ouro

leia na íntegra...

Paulin Tasset (1839-1919)

Paulin Tasset (1839-1919) Medalhista contemporâneo, nasceu em Paris a 15 de Novembro de 1839. 
Escultor, medalhista, estudou na Escola de Belas Artes de Paris, onde foi discípulo de Eugène André Oudiné. Atuou como assistente de gravador na casa da moeda Monnaie de Paris, tornando-se gravador em 1869, sendo um dos mais importantes de sua época.
A sua primeira exposição pública foi no Salon 1869. Foi cavaleiro da Legião de honra desde 1895, e membro da Société des Artistes Français. No Congresso Internacional de Numismática realizado em Bruxelas em 1910, presidiu a secção “Medalhas Modernas” mostrando grande competência.

leia na íntegra...

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Moedas Brasileiras / Moedas do Brasil / Moedas Nacionais / MoedasDoBrasil Copyright © 2011-2019 Netfenix
Há 113 visitante(s) online 20130906-2

Um completo e interessante compêndio das moedas brasileiras de todas as épocas.

Encontre em nosso catálogo a moeda que você está procurando:
ano/era
valor facial
material

No século 19, usava-se uma escala impressa em papel para medir moedas...

- A Escala de Mionnet
- A História do Cifrão
- Reformas Monetárias
- Cara ou Coroa?


A história da moeda no Brasil contada pelo Banco do Brasil, a história do dinheiro no Brasil contada pelo Banco Central do Brasil e a história das moedas brasileiras contadas por nós.

- Níveis de conservação
- Conservação das moedas
- Coroa Alta e Coroa Baixa
- Graus de Raridade
- Siglas de Gravadores
- Anversos e Reversos
- Ensaios e Provas
- Eixos e Reversos
- Legendas e Inscrições
- Materiais e Metais
- Moedas de Cobre
- Descobrimento do Brasil
- Colonização do Brasil
- D. Pedro II do Brasil
- e ainda mais...